TRABALHO
- Fabio Lucas da Cruz
- 8 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A obra retrata o interior de uma fábrica e valoriza o trabalho dos operários, apresenta detalhadamente o maquinário e dá ênfase ao sentido de esforço coletivo. Observa-se diferentes funções, o controle da produção, com valorização da modernização e da tecnologia. As formas geométricas contribuem para a noção de espaço ordenado.

A artista representa o processo artesanal da produção de farinha de mandioca, destacando a organização familiar ou comunitária. As figuras humanas são estilizadas, remetendo à arte popular, e o cenário inclui elementos típicos do engenho, como o forno e os cestos. Djanira valoriza o trabalho manual e documenta práticas culturais muitas vezes esquecidas. A pintura expressa respeito pelas raízes brasileiras e reforça uma identidade positiva sobre o povo trabalhador.

Colheita de flores, Maria Auxiliadora, 1972
A obra retrata trabalhadores colhendo flores com expressões de alegria e dedicação, destacando a relação harmoniosa entre o ser humano e a natureza. Com uso de cores intensas e múltiplas, a artista cria uma atmosfera festiva e emocional. Maria Auxiliadora remete à infância em Campo Belo (MG), quando sua família trabalhava na lavoura. Há crianças interagindo com os adultos. Enquanto uns regam, outros colhem, e no centro há uma casa que é símbolo do convívio familiar.

Remetendo-se à sua infância, Maria Auxiliadora destaca o cotidiano na área rural. O quadro mostra a produção do alimento, o trabalho doméstico, a pecuária e o corte de madeira. Destacam-se pessoas negras, homens e mulheres em ações cotidianas de trabalho e compartilhamento de experiências.





Comentários